sexta-feira, 22 de julho de 2011
Cidade mais fria do mundo
Yakutsk, com seus 200.000 habitantes, é a cidade mais fria do mundo. Ela é capital da região da Yakutia, na Sibéria ( Rússia), uma região remota com mais de 1000,000 Km2 de área.
A cidade ganha este título pois a temperatura média durante o inverno fica em torno de 50ºC negativos (!!), o que é uma temperatura extrema mesmo para o padrão siberiano.
A estrada que leva a Yakutia só é totalmente utilizável no inverno, quando rios e lagos estão completamente congelados, pois parte da viagem é feita sobre o gelo. Para evitar surpresas desagradáveis os caminhoneiros muitas vezes viajam em dupla e não desligam seus motores por até por duas semanas.
Já os habitantes da capital, também evitam desligar seus carros para garantir o retorno ao lar.Vale lembrar que ninguém deve usar óculos ao ar livre durante o inverno em Yakutsk, pois eles irão congelar e arrancarão a pele do rosto na hora de retirá-los.
Os habitantes de Yakutsk gabam-se dizendo que, apesar do frio intenso, a região é tão rica em recursos naturais que, provavelmente, deve conter todos os elementos da tabela periódica.
Uma lenda local conta que, quando o Deus da criação estava criando o mundo e distribuindo suas riquezas, ao chegar em Yakutia teve as mãos entorpecidas pelo frio deixando cair lá, todas as riquezas.
A região é rica em ouro e é responsável por 20% do abastecimento mundial de diamantes brutos, levando-nos a dar crédito a lenda.
Surpreendentemente, durante o verão curtíssimo que pode durar de duas a três semanas, os termômetros podem alcançar entre 30 e 35ºC, quando a região é invadida por uma enorme nuvem de mosquito desesperados por completar seu ciclo de vida.
Essa é uma época muito importante, pois é quando os habitantes da remota Yakutia se abastecem para um longo inverno que se aproxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário